
Visitas de Controle Social
Anualmente a CPOrg/RS estabelece uma agenda de visitas às Organizações de Controle Social (OCS), as chamadas Visitas de Controle Social. São visitados de 6 a 10 grupos por ano, dependendo da disponibilidade orçamentária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As visitas são realizadas por equipes de no mínimo três membros da CPOrg/RS, com uma duração média de 3 dias. São visitadas as Unidades de Produção Primárias e de Processamento e são realizadas reuniões com os agricultores, onde são verificados os procedimentos para a garantia da qualidade orgânica adotados pelos agricultores e pelo grupo.
O foco é o estreitamento de relações entre os membros das OCS e os da CPOrg, para que se conheçam e criem confiança mútua. Os produtores das OCS são estimulados e orientados em relação às normas de produção orgânica, mas com um olhar de fomento e identificação da sua realidade, dificuldades e busca de melhorias.
As visitas são também uma oportunidade de identificação de questões para o aperfeiçoamento e atualização das normativas da produção orgânica, para a revisão de procedimentos, elaboração de material de apoio e proposição de políticas públicas de incentivo à produção orgânica.
​
Atualmente no Rio Grande do Sul existem 23 OCS com 430 produtores orgânicos cadastrados:
​
-
AGROECOLOGIA PAMPA, TERRA E FRONTEIRA
-
APROBECO
-
ARPASUL
-
BARÃO ORGÂNICO
-
BEM DA TERRA
-
CERRO VERDE
-
COOPERATIVA SUL ECOLÓGICA DE AGRICULTORES FAMILIARES
-
COOPERATIVA UNIÃO
-
CORAÇÃO AGROECOLÓGICO
-
CULTIVAR BROCHIER
-
DEFENSORES DA NATUREZA
-
ECONORTE
-
ENCANTOS DA TERRA
-
GPORG
-
GRUPO FLORESER AGROECOLOGICO
-
ORGÂNICO É VIDA
-
ORGÂNICOS DO VALE
-
ORGANICOS ESTRELA
-
ORGÂNICOS TERRA FORTE
-
ORGÂNICOS ENCOSTA DA SERRA SUL FERRABRAZ
-
RENASCER
-
SINOS
-
TRÊS MARIAS