O MAPA realiza desde 2005 a campanha anual denominada “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”. Voltada ao público consumidor, a campanha tem como principal objetivo reforçar, para a população brasileira, principalmente urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia, portanto, buscando viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma sustentável. Para ser orgânico necessariamente esta caraterística deve ser observada ao longo de toda a cadeia de produção, ser mais harmônica com a natureza, contribuir para a saúde de todos e com justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.
A Coordenação de Produção Orgânica utiliza essas campanhas para esclarecer a sociedade sobre os mecanismos de controle que são utilizados no Brasil, para a garantia da qualidade orgânica, de que maneira os consumidores identificam esses produtos no mercado e como podem participar do processo de controle social, para que possamos evitar as fraudes, que prejudicam tanto os produtores como os consumidores.
No que tange à execução da Campanha a Comissão da Produção Orgânica do RS – CPOrg-RS, em articulação e parceria com produtores e entidades do setor público e da sociedade civil, com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura no RS e utilizando como referência as edições anteriores vem discutindo e elaborando a programação em reuniões do seu Grupo de Trabalho Comunicação e Eventos, desde fevereiro. As atividades que serão desenvolvidas abrangem seminários, reuniões técnicas, dias de campo, oficinas, cursos, degustações de produtos orgânicos, distribuição de materiais de divulgação e instrucionais, apresentação de vídeos, panfletagem em shoppings e supermercados, feiras livres e atividades artísticas, além de várias matérias veiculadas em jornais, rádios e noticiários de televisão.
A XX Semana do Alimento Orgânico ocorreu em nível nacional de 25 de maio a 1º de junho de 2024.
O objetivo geral é o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, características e controle de seus sistemas de produção, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.
Tem-se ainda como objetivos específicos:
-
Divulgar os alimentos orgânicos e ampliar o acesso aos consumidores;
-
Ampliar a percepção do consumidor sobre as “qualidades” dos produtos orgânicos;
-
Dar continuidade ao processo de conscientização sobre a importância do consumo responsável para o desenvolvimento sustentável;
-
Valorizar os produtores orgânicos e estimular outros produtores para a transição agroecológica e conversão para sistemas orgânicos de produção;
-
Esclarecer questões relativas ao sistema de produção orgânica;
-
Esclarecer sobre a legislação que regulamenta a produção orgânica
-
Elaboração e distribuição de material de divulgação e instrucional
-
Ampliar a produção e o consumo nacional de produtos orgânicos.